Adolescência
Série “Adolescência” da Netflix
Estamos em 2025 e espectadores de todo o mundo ficaram chocados com esta série da Netflix.
A série retrata a história de Jamie, um rapaz de 13 anos, que é preso por assassinar uma adolescente da mesma escola.
Desde a primeira cena, com a polícia entrando à força na casa de uma típica família de classe trabalhadora inglesa, a estranheza se faz presente, introduzindo o assassinato que muda a história de toda a família, surpreendida com esse crime, ao passo que o jovem, aparentemente, não se vê implicado em nada do seu ato e tampouco demonstra qualquer arrependimento com o que fez.
Uma série aclamada:
Além da série ter sido recomendada para ser assistida em escolas no seu país de origem, o Reino Unido, muitos comentários vêm sendo feitos pelo mundo todo, por diversos especialistas, ao passo que, do lado dos pais de crianças e adolescentes, a fala é no sentido de estarem chocados com o que viram nesta ficção.
Na Campos Humana, nas inúmeras conversas com nossas mães, que têm a situação peculiar de uma maternidade atípica, o choque também foi um sentimento comum. Para nós, contudo, este sentimento foi vivido antes, quando assistimos lá em 2022 o documentário Childhood 2.0 (atualmente disponível no Youtube), ocasião em que já havíamos alertado os familiares, em nosso antigo site, sobre a necessidade urgente de se informarem mais sobre o que seus filhos vinham fazendo nas redes sociais.
A partir da visão destas duas produções cinematográficas é que fizemos uma análise, não teórica, psicanalítica ou acadêmica, mas sob a forma de impressões pessoais a partir de cenas que mais nos marcaram.
Clique aqui para acessar nossa indicação desta série na nossa Plataforma Famílias TRIMS.